7 soft skills para valorizar no pós-pandemia

Essenciais para a construção de um ambiente de trabalho mais produtivo, saudável e colaborativo, as soft skills também têm ganhado espaço durante os processos seletivos. O motivo é simples: encontrar talentos com o perfil que combina com os valores da empresa contribui para contratações mais assertivas.

Não consegue ler? Ouça aqui agora!

O match entre candidato e instituição pode render bons resultados. Uma vez que as lideranças conhecem as fortalezas daquele colaborador, é possível incentivá-lo e potencializar suas habilidades.

Porém, com a chegada da pandemia, surgiu a necessidade de uma rápida adaptação dos processos de gestão e, consequentemente, houve uma mudança nas habilidades exigidas pelo mercado. Essa mudança é revelada na pesquisa realizada pela Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, que indicou as 7 soft skills para o pós-pandemia. O mesmo também foi constatado pelo o World Economic Forum, um dos maiores órgãos de pesquisas e relatórios sobre mercado, inovação e economia, que elencou quais são as top 10 habilidades comportamentais mais valorizadas em 2021.

 

Hard skills x soft skills

Mas antes de contarmos quais são as novas competências solicitadas pelo mercado, vamos apenas relembrar a diferença entre soft skills e hard skills.

Todas as competências técnicas são consideradas hard skills, ou seja, é tudo aquilo que pode ser aprendido por meio de cursos, especializações e intercâmbios. Já as soft skills estão relacionadas ao comportamento do profissional. Elas indicam como nos relacionamos com outras pessoas ou agimos quando estamos diante das mais diversas situações.

 

Descubra quais as 7 soft skills dos talentos para o pós-pandemia:

PENSAMENTO ÁGIL FOCADO EM SOLUÇÕES

Mesmo com processos bem definidos e uma boa organização na instituição, problemas podem surgir a qualquer momento. Por isso, ter um pensamento ágil e focado na resolução dessas situações é uma das habilidades fundamentais para os talentos no pós-pandemia.

O profissional que possui essa característica geralmente encontra soluções além das tradicionais ou já conhecidas, sendo capaz de unir diferentes processos para conseguir uma resolução rápida, assertiva e eficaz para determinado problema.

RÁPIDA ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS

Com tantas transformações acontecendo no mercado e, consequentemente, nas organizações, é essencial que os talentos estejam preparados para uma rápida adaptação. Pessoas com esse perfil podem ter certa facilidade para entender o movimento que está acontecendo e saber o que é necessário para se adaptar, seja a um novo formato de trabalho ou, até mesmo, a uma nova atividade.

OWNERSHIP

Ownership é o “sentimento de dono”, ou seja, é o pensamento e o desejo de ver a empresa crescer, buscando a melhor forma para alcançar o objetivo. Essa soft skill traz ao profissional o compromisso com as tarefas e a apropriação de responsabilidade. Esses perfis são importantes para a empresa, pois mostram engajamento e zelam por suas funções e, de certa forma, acabam inspirando outras pessoas.

INOVAÇÃO

A habilidade de inovar está relacionada com a capacidade de criar algo novo. No ambiente de trabalho, essa competência pode ajudar a encontrar soluções que melhorem os processos da organização ou facilitem o dia a diado profissional e seus colegas.

GESTÃO DE TEMPO E TAREFAS

O home office é uma realidade para milhares de empresas desde o início da pandemia. Mesmo com uma retomada gradativa das atividades, o formato híbrido deve permanecer para muitas organizações. Desta forma, poder contar com talentos capazes de fazer a gestão de tempo e de suas próprias tarefas ajuda nesse novo formato de gestão de pessoas que acabou se desenvolvendo no último ano.

AUTONOMIA

Outra habilidade que deve ser valorizada nos talentos é a autonomia. Com a distância e, muitas vezes, precisando tomar decisões imediatas, essa competência ganha força para o pós-pandemia. O profissional que possui autonomia é capaz de identificar o que é importante para aquele momento de definição, mesmo que um gestor ou liderança não estejam presentes para dar a aprovação.

LIDERANÇA

O profissional com o perfil de liderança é capaz de conduzir outras pessoas rumo a um ideal ou objeto comum. Talentos com essa soft skill também podem ser capazes de motivar e engajar os colegas de time, trazendo mais produtividade e conquistando bons resultados a longo prazo para a empresa.

Como incentivar o desenvolvimento de soft skills nos talentos da sua empresa?

As soft skills são habilidades comportamentais, mas também podem ser desenvolvidas. Conhecer o perfil da equipe é essencial para conseguir estabelecer quais ações serão realizadas para incentivar essas competências.

Treinamentos, reuniões e o trabalho em equipe são algumas maneiras de promover o desenvolvimento das soft skills nos profissionais da empresa. Oferecer feedbacks é uma maneira de ajudar o profissional a perceber como está o seu processo de aprendizagem e em quais pontos ele ainda pode melhorar.

Que tal continuar aprendendo ainda mais sobre soft skills e outros temas sobre gestão de pessoas? Curta nossa página no Instagram e receba, em primeira mão, os conteúdos que compartilharmos aqui no blog!

Deixe seu comentário!