9 competências comerciais mais importantes para vender mais
Em um cenário de mudanças radicais a todo o momento como o nosso, as competências comerciais nunca foram tão procuradas, em todos os setores, funções e cargos. Atualmente consideradas essenciais pelos empregadores, as soft skills voltadas às áreas de vendas estão cada vez mais em evidência. Mas será que as organizações já sabem, exatamente, em quais habilidades e competências comportamentais focar e desenvolver os seus vendedores para ajudarem os negócios a atingirem o sucesso?
É vital para todos os membros de uma organização, de estagiários a CEOs, desenvolver um forte conjunto de competência comportamentais para promover a conscientização comercial em cada processo. Devido à concorrência crescente, aos mercados saturados e ao período de pandemia, as soft skills comerciais são, agora, ainda mais valiosas para uma empresa. Elas podem ser desenvolvidas por meio de vários caminhos, desde o aprendizado diário até materiais de treinamento formal. No entanto, é recomendável que qualquer pessoa que pretenda melhorar sua percepção comercial leia as notícias e as páginas de negócios regularmente.
O interesse geral e o conhecimento da economia podem oferecer uma boa base para a compreensão da situação financeira do mundo. Aprender sobre ações, por exemplo, especialmente aquelas de sua empresa e de seus concorrentes, pode oferecer uma visão sobre o negócio e é considerado valioso. Mas isso não é suficiente para que os profissionais das áreas de vendas consigam se destacar e, principalmente, sobreviver em meio à crise trabalhista: é preciso desenvolver as competências mais buscadas pelas organizações.
Dentro do contexto de gestão de pessoas, também é possível fomentar esse desenvolvimento de competências comportamentais de forma intencional. Com a aplicação de assessments, planos de desenvolvimentos individuais e de lideranças, além de mentorias e workshops.
1. Autoconfiança
A segurança de que se é capaz de realizar um bom trabalho, cumprir com o projeto designado e selecionar a abordagem adequada para o papel e para a organização – a fim de superar problemas. Isto inclui abordar novos e crescentes desafios com uma atitude de confiança dentro de suas próprias capacidades, decisões ou pontos de vista.
2. Capacidade de negociação
É a habilidade de conseguir concretizar desafios, desenvolver alianças e parcerias de negócios a longo prazo, benéficas para ambas as partes. Tem a ver com identificar os interesses da outra parte, saber comunicá-los oportunamente e identificar áreas comuns para chegar a acordos em que todos saiam ganhando. É sobre ter a capacidade de gerenciar as emoções em favor da negociação.
3. Comunicação assertiva
Em tempos de trabalho remoto, é essencial que os profissionais da área comercial consigam “vender seu peixe” até mesmo virtualmente. Na competência comercial da Comunicação Assertiva, é necessário gerar e transmitir informação de forma clara, objetiva e oportuna, adequando a linguagem verbal e não verbal aos diferentes públicos, afim de ser bem entendido e alcançar as metas estabelecidas.
4. Impacto e influência
Essas competências comportamentais estão relacionadas à intenção de persuadir, convencer ou influenciar os demais, para ter as pessoas ao seu lado ou conseguir que apoiem seus planos. Implica no desejo de produzir um determinado impacto naqueles que podem vir a afetar seus planos e conseguir que façam as coisas da sua maneira.
5. Iniciativa
Isto é, a disposição para atuar de forma proativa, antecipando algumas ações ou problemas que podem vir a acontecer. Além disso, iniciativa também é buscar novas oportunidades, como melhores formas de fazer as coisas ou soluções de questões.
6. Orientação para o cliente
É a capacidade de compreender e administrar as relações com os clientes, promovendo e mantendo uma sólida rede e/ou associações. Significa assegurar que a organização ou o departamento cumpra seus compromissos comerciais mediante o fornecimento de produtos e serviços de alta qualidade.
7. Orientação para o mercado
Assim como a Orientação para o Cliente, a habilidade de entender a dinâmica do mercado em que se desenvolvem os negócios também é essencial para vender mais. Implica entender as forças competitivas, incluindo as estratégias da concorrência, para alcançar um posicionamento competitivo e oferecer valor agregado ao cliente.
8. Orientação para os resultados
É a preocupação em estabelecer, aceitar e alcançar metas desafiadoras. Por isso, envolve tentar melhorar ou até mesmo superar seu próprio desempenho, o resultado dos outros ou alcançar algo que ninguém antes tenha conseguido – sem desistir diante das dificuldades.
9. Perseverança e resiliência
Para a área comercial, essa soft skill é um must-have. Por conceito, é a constância e tenacidade sustentada ao longo do tempo para a execução de ações que levam a um objetivo claro. O profissional perseverante e resiliente demonstra uma constância de propósito que permite finalizar efetivamente aquilo que a se comprometeu, assim como termina com grande sucesso os projetos ou tarefas que assume.
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