O que é gestão de pessoas?
Gestão de pessoas nada mais é que a implementação de estratégias destinadas a promover o desenvolvimento e fornecer apoio a todos os colaboradores de uma organização. Isto é, trata-se de um conjunto de abordagens e práticas cujo objetivo é motivar, reter e capacitar os colaboradores, visando aprimorar o desempenho individual para impulsionar os resultados dos negócios.
Chiavenato (1999), autor conhecido como pai da gestão de pessoas, defende que gestão de pessoas é a "função que permite a colaboração eficaz das pessoas [...] para alcançar os objetivos organizacionais e individuais”. Por isso, todo esse debate está centrado em pessoas e no capital humano das empresas e reflete o mundo em constante transformação em que vivemos.
Realizar uma gestão de pessoas eficaz e eficiente vai além de possuir lideranças fortes e comprometidas com resultados. É preciso estabelecer um ambiente propício para o desenvolvimento e valorização de cada integrante das equipes, buscando aprimorar suas habilidades e competências individuais e impulsionar o desempenho geral.
Assim, esse é um campo de atuação extremamente situacional, já que depende de aspectos como: arquitetura organizacional, cultura corporativa, características de mercado, tecnologias e análises de dados, processos internos e estilo de gestão. Essencialmente, também se discute nesse contexto a gestão comportamental; isto é, uma abordagem de gestão de pessoas que se concentra na identificação e desenvolvimento de competências e tendências comportamentais dos indivíduos dentro de uma organização.
Neste artigo você vai se aprofundar no conceito de gestão de pessoas, entender a importância dessas práticas dentro das empresas e as vantagens competitivas que elas representam frente ao mercado de trabalho. Além disso, falaremos sobre as funções e práticas da gestão de pessoas e os principais desafios desse campo.
Importância da gestão de pessoas nas organizações
Para uma gestão de pessoas estratégica é necessário o alinhamento das equipes com a cultura organizacional. Isto é, os costumes, comportamentos, valores, regras e contratos sociais estabelecidos no dia a dia da empresa. Assim, as ações promovidas são focadas no engajamento dos colaboradores para que isso se reflita nas entregas diárias.
Uma pesquisa da Gartner mostrou que a conexão dos profissionais com a cultura da empresa pode aumentar 27% quando há proximidade emocional com o trabalho. Isso ocorre quando os profissionais se sentem vistos, reconhecidos e valorizados, conectados a algo maior do que eles mesmos, como uma equipe, um projeto ou até um propósito. Esses colaboradores mais engajados, geram mais resultado para a empresa.
Por isso, uma gestão de pessoas eficaz ajuda na motivação e controla a alta rotatividade. Uma ferramenta para que isso seja feito é reconhecimento, tanto no sentido tangível, como com bonificações e comissões a partir de metas alcançadas, quanto no sentido intangível, com feedbacks concisos, plano de carreira e um ambiente saudável de trabalho.
As estratégias organizacionais precisam ser objetivas e transparentes para que façam sentido para as equipes. Essa relação entre empresas e colaboradores deve ser compensatória para ambos os lados para que se ajudem mutuamente. De um lado, as pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus objetivos pessoais. De outro, as empresas só existem porque são formadas por pessoas que dispõem de tempo de trabalho. As organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade.
Diferença entre gestão de pessoas e recursos humanos
Muitas vezes, o termo "gestão de pessoas" é imediatamente vinculado ao departamento de Recursos Humanos (RH) das empresas, no entanto, essas duas expressões têm significados diferentes. A gestão de pessoas busca, de forma geral, humanizar os processos internos, englobando a participação de todos os funcionários em diversas áreas da empresa, visando promover o desenvolvimento individual de cada um deles. O objetivo principal é impulsionar a capacitação e o crescimento de todos os colaboradores.
Por outro lado, alguns autores defendem que o conceito de recursos humanos diz respeito às ferramentas utilizadas para conduzir processos de atração, contratação e demissão. Por isso, RH pode ser entendido como uma forma de se referir a processos mais operacionais. Ainda assim, o entendimento de setores de RH cada vez mais estratégicos e táticos está cada vez mais em voga. Para Chiavenato (2014, p. 2), “a questão básica é a escolha entre tratar as pessoas como recursos ou como parceiros da organização”.
Independente da perspectiva teórica e do termo escolhido, sabe-se que organizações que tratam seus colaboradores como parceiros do negócio e não como simples empregados contratados tendem a atingir a alta performance e maior entrega de resultados. Empresas que investem em gestão de pessoas têm melhor desempenho financeiro e são mais inovadoras.
Funções e práticas da gestão de pessoas
Dentro do campo de gestão de pessoas existe um conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os processos internos de uma organização, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
Recrutamento e Seleção
A contratação de profissionais qualificados e com competências socioemocionais colabora para a estruturação de equipes de alto rendimento e garante uma vantagem competitiva para o negócio. É necessário sistematizar e padronizar o R&S e fazer uso de tecnologias que possam tornar esse processo mais ágil.
Treinamento e Desenvolvimento
O investimento financeiro para desenvolver um colaborador é menor que os valores necessários em casos de desligamento. Além deste ganho, o desenvolvimento gera melhorias nos índices coletivos de performance e engajamento. Com profissionais mais motivados, é possível reduzir os custos por meio da gestão de pessoas.
Tanto para os profissionais que se destacam, quanto para os profissionais que encontram dificuldades para performar bem, é essencial que as empresas ofereçam programas de treinamento e desenvolvimento personalizados, voltados para tanto as suas competências socioemocionais quanto para as técnicas.
Avaliação de Desempenho
Acompanhar métricas de People Analytics é uma parte importante da gestão de pessoas, assim como a avaliação de KPIs estratégicos de entrega de resultados. People Analytics é o termo utilizado para o uso de dados na tomada de decisões de gestão de pessoas dentro de uma organização.
O desenvolvimento de colaboradores pode parecer uma métrica intangível e, por isso, imensurável. Mas com as tecnologias de assessment podem tornar esse processo mais objetivo. Com um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), é possível planejar aplicações da avaliação de perfil comportamental, do Questionário de Resiliência e do Dilemas de Gestão. E, dessa forma, comparar os resultados obtidos após os programas.
Remuneração e Benefícios
Os benefícios e recursos materiais da organização entram como um fator-chave para que os colaboradores permaneçam nas empresas e por isso são uma atribuição da gestão de pessoas. Além dos clássicos VT e VR, os profissionais de hoje demandam flexibilidade, novos modelos de trabalho, além de alternativas para investir no bem-estar emocional, ter acesso à cultura e desenvolvimento pessoal.
Benefícios de uma gestão de pessoas eficiente
Uma gestão de pessoas eficaz traz uma série de vantagens para as organizações, conforme explicaremos abaixo, como a retenção de talentos, o aumento da produtividade, o desenvolvimento de lideranças, a geração de um clima organizacional positivo, além de inovação e criatividade.
- Retenção de talentos: É possível obter uma equipe mais engajada e comprometida, reduzindo a rotatividade de funcionários e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores.
- Aumento da produtividade: Identifique as habilidades e competências dos colaboradores para alocá-los nas funções mais adequadas. Isso permitirá aproveitar ao máximo o potencial de cada um.
- Desenvolvimento de lideranças: Dessa forma você criará uma cultura de liderança sólida, onde os gestores são capazes de inspirar, motivar e orientar suas equipes. Além de garantir a sustentabilidade do negócio, preparando a sucessão dos cargos.
- Clima organizacional positivo: Isso inclui a criação de políticas e práticas que valorizam a diversidade, a equidade e a inclusão, além de promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Um clima organizacional positivo resulta em maior satisfação dos funcionários e maior comprometimento com os objetivos da organização.
- Inovação e criatividade: Com o estímulo do Lifelong Learning, isto é, a educação como um processo autônomo e contínuo, a gestão cria espaços para a experimentação e promove uma cultura de busca por soluções inovadoras.
Essas são apenas algumas das vantagens de uma gestão de pessoas eficiente e, principalmente, eficaz. Ela contribui para o crescimento sustentável da organização, fortalecendo sua imagem, atraindo clientes e stakeholders, e garantindo um ambiente de trabalho saudável e de alta performance.
Desafios da gestão de pessoas
As organizações são verdadeiros organismos vivos e em constante ação e desenvolvimento. Quando elas são bem-sucedidas, tendem a crescer e isso acarreta em maior complexidade no que diz respeito aos recursos necessários às operações, aumento de capital e instalações e implementação de novas tecnologias.
As pessoas significam o diferencial competitivo que promove e mantém o sucesso organizacional. Por isso, os esforços dentro desse campo afetam diretamente nos resultados das empresas. Atualmente, observa-se as taxas de turnover, as dificuldades de alocação de pessoal e as necessidades de desenvolvimento de soft e hard skills como os três principais desafios da gestão de pessoas.
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