Competências comportamentais e as Olimpíadas: lições e importância

As Olimpíadas ocorrem a cada quatro anos, mas trazem lições que podem (e devem) ser levadas diariamente. Os atletas nos revelam exemplos de superação, foco, dedicação, trabalho em equipe e uma série de outras competências comportamentais que, quando analisadas e colocadas em prática no nosso dia a dia, podem fazer a diferença no trabalho e nos resultados dos times e das empresas. 

Está duvidando? Bem, nós preparamos uma lista com 5 competências comportamentais que podemos aprender com os nossos atletas e inspiram o aprimoramento de nossas habilidades no dia a dia.

Mas precisamos lembrar aqui que não estamos falando de habilidades técnicas, ok? O nosso foco é mostrar as soft skills, que são aquelas competências comportamentais e que revelam como a pessoa se posiciona diante de diferentes situações, se relaciona com os outros e lida com suas emoções.

Preparados? Foi dada a largada!

DESCUBRA AS 5 COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS QUE APRENDEMOS COM AS OLIMPÍADAS

Colaboração

Muitas modalidades de esportes são disputadas em duplas ou times, como a vela, o tênis e o futebol, por exemplo. Assim, para conseguir um bom desempenho e conquistar um lugar no pódio, é necessário saber como trabalhar com seus pares, respeitando as habilidades de cada um e desenvolvendo uma boa comunicação.

Resiliência

Se recuperar após ser derrubado ou ter realizado uma manobra ou golpe que deu errado é um exemplo de como a resiliência faz parte do esporte. No nosso dia a dia, também podem surgir situações que nos “tiram da competição”, mas é preciso ter foco e resiliência para voltar e seguir trabalhando em nossos objetivos.

Treinamento

Talvez você já tenha observado um atleta e pensou “nossa, ele executa aquela manobra de forma tão natural!”. Bem, a verdade é que, para alcançar a perfeição em determinada atividade, ele certamente passou muitas horas e dias treinando. Trazendo esse conceito para fora das quadras, é necessário buscar capacitação e treinamento, tanto para o desenvolvimento de competências técnicas quanto para comportamentais.

Inteligência emocional

Representar o país deve ser uma pressão enorme para os atletas que estão nas Olímpiadas, não é mesmo? Saber lidar com essas emoções é fundamental para que ele consiga realizar as provas e, consequentemente, conquiste uma medalha. No mundo organizacional, desenvolver essa soft skill pode ajudar a enfrentar os desafios de forma mais centrada e a ter mais empatia para se comunicar com o time.

Ética

Respeitar os oponentes e fazer um jogo limpo, obedecendo às regras estabelecidas na competição, fazem parte da ética aprendida na prática esportiva. No ambiente corporativo, essa habilidade é essencial para qualquer cargo e está diretamente relacionada à conduta do profissional. É ela que nos indica como esse colaborador se comporta em relação aos valores individuais e sociais. Ou seja, a forma que lida com os colegas e normas, por exemplo.

Ah, e a presença de um profissional ético, assim como esporte, pode contribuir para um clima mais agradável, com menos conflitos e incentivar o desenvolvimento profissional e emocional de toda a equipe.

BÔNUS: 3 DICAS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

Agora, você já conhece algumas das habilidades que os esportes olímpicos nos trazem. Que tal conferir 3 dicas para começar a desenvolver essas competências comportamentais?

  • Conhecer o seu perfil comportamental é o primeiro passo para entender quais são as suas potencialidades e quais pontos podem ser aprimorados. Por isso, existem ferramentas, como o PDA, que ajudam a mensurar essas habilidade e revelam as fortalezas e tudo aquilo que motiva a pessoa no dia a dia.
  • Esteja aberto a feedbacks e saiba ouvir o que os seus pares, colegas e familiares têm a dizer. Isso também pode contribuir no desenvolvimento das habilidades. Muitas vezes, através desses retornos, fica mais fácil perceber um progresso e o avanço no aprimoramento de novas skills.
  • Lembre-se que, nem sempre, aprender uma nova competência é tarefa fácil. Portanto, quando falamos de habilidades comportamentais, esse caminho pode ser ainda mais longo e demorado, pois envolve autoconhecimento. Então, respeite seu tempo e o seu desenvolvimento individual.

Curtiu o conteúdo e quer continuar acompanhando, em primeira mão, os conteúdos que compartilhamos aqui no blog? Curta a nossa página no Instagram e receba todas as novidades!

Deixe seu comentário!