Estresse no trabalho remoto: como ajudar seus colaboradores

O estresse no trabalho remoto é extremamente comum para colaboradores remotos. É por isso que aprender a cuidar de suas saúdes mentais é crucial para a força de trabalho a distância, que está em constante expansão atualmente. 

Gerenciar a saúde mental é tão importante quanto atingir as metas e manter altos níveis de produtividade. Os problemas associados aos talentos que trabalham em casa, como solidão e esgotamento, estão aumentando – especialmente com aqueles que nunca atuaram remotamente antes.

 

Para ajudá-lo a gerenciar o estresse dos profissionais, estamos compartilhando hábitos e dicas úteis que você pode implementar na sua gestão de pessoas e sugerir:

Certifique-se de que os líderes cuidam de si

Rotina

Uma das maiores vantagens de trabalhar em casa é a flexibilidade adicional, mas há uma linha tênue entre flexibilidade e caos. Sugira que os colaboradores criem uma nova rotina para manter seus dias estruturados e seus trabalhos organizados para que não escorreguem depois do expediente e nos fins de semana. Uma rotina pode ajudá-los a garantir um ciclo de sono saudável, uma programação normal de refeições e um fluxo de trabalho regular.


Horário de expediente

O trabalho remoto pode confundir a fronteira entre o tempo de trabalho e o tempo pessoal. Sugira que os talentos mantenham uma programação regular. Por exemplo, que depois das 19h, não respondam mais a e-mails de trabalho e concentrem-se no tempo pessoal e familiar. O trabalho ainda estará lá pela manhã.

Conheça os sinais de Burnout e estresse no trabalho remoto

O Burnout é comum mesmo quando não há uma pandemia global acontecendo. Agora, com o aumento da ansiedade, incerteza e turbulência no trabalho e na vida pessoal, seus colaboradores correm um risco ainda maior.

Se você prestar atenção aos sinais, poderá aprender a reconhecer quando seus talentos estão lutando e tomar medidas para apoiá-los – e, com sorte, evitar o esgotamento.

Sinais de Burnout

Fique atento a estes sinais de esgotamento em seus colaboradores:

  • Exaustão
  • Doença
  • Erros
  • Produtividade diminuída
  • Frustração
  • Falta de entusiasmo
  • Atrasado no trabalho

Sozinhos, eles não significam necessariamente Burnout. Mas problemas prolongados ou uma combinação desses sinais podem indicar uma tendência mais preocupante. Permita a flexibilidade e procure oportunidades de fornecer suporte extra para seus funcionários remotos.

O trabalho remoto veio para ficar. Por isso, é importante tomar medidas agora para construir o bem-estar em seus processos remotos e culturas de equipe. Ao priorizar a saúde mental, você verá não apenas colaboradores mais felizes, mas também equipes mais produtivas e engajadas.

 

Quer ficar por dentro desses e mais outros conteúdos sobre gestão de pessoas?

Siga o nosso perfil no Instagram!

Deixe seu comentário!