Assessment 4.0: saiba como podemos levar a sua empresa ao sucesso

Se você chegou até aqui e já acompanha os nossos conteúdos, sabe que a Grou é uma empresa focada em tecnologias que facilitam a gestão de pessoas através da análise comportamental. Para isso, contamos com a ajuda das ferramentas líderes de mercado que analisam perfis comportamentais, fazem match de cargos x candidatos e muito mais. Mas, antes de mais nada… que tal descobrir o que é o Assessment 4.0 e como ele pode ajudar os negócios da sua empresa?

 

O que é Assessment?

Não adianta saber o que é Assessment sem entender para que ele serve, certo? O Assessment é uma avaliação feita para ajudar as organizações a identificarem e abordarem possíveis problemas ou espaços a melhorar dentro dos Recursos Humanos. Além de uma coleta de dados sobre os colaboradores, objetivos e informações sobre o negócio, ele também é responsável por desenvolver e otimizar – tanto os processos quanto os talentos.

 

Tipos de Assessment

Assessment Pessoal

Eles são feitos buscando traçar características intelectuais da pessoa. Esta formulação de personalidade pode indicar ao setor de Recursos Humanos se alguém é capaz de desempenhar as tarefas necessárias em sua função. Também é possível verificar se este colaborador ocupa uma posição certa de acordo com as suas características.
Saber distinguir se alguém tem os traços comportamentais necessários para desempenhar determinada função pode diminuir a subutilização de um colaborador, além de maximizar suas chances de sucesso.
O Assessment pessoal busca apresentar um balanço entre a capacidade intelectual de uma pessoa e sua habilidade para desempenhar determinada função.

Assessment cultural

Toda empresa possui a sua própria cultura, composta pelos valores e maneira de conduzir o trabalho. Contratar pessoas que tenham alinhamento com essa cultura organizacional é uma maneira de garantir a adaptação ao ambiente e ritmo de trabalho, além de diminuir os índices de turnover.

Esse alinhamento também traz uma maior motivação ao colaborador, que ficará mais à vontade em uma corporação com a qual ele tenha identificação, aumentando a capacidade de realizar um bom trabalho.

Assessment de desempenho

O Assessment de desempenho busca referências de produtividade. Porém, esse modelo traz uma restrição importante, por ignorar os fatores que interferem nessa performance, ou seja, nem sempre fica claro o que afeta negativamente a produtividade para que esse aspecto possa ser trabalhado.

 

Quais são as ferramentas do nosso Assessment 4.0?

PDA Assessment

O PDA é uma ferramenta para Análise de Perfil Comportamental, utilizada principalmente no processo de seleção, liderança, programas de coaching, identificação de talentos e desenvolvimento. Além de analisar as habilidades individuais de cada talento ou (possível) novo colaborador, também mapeia os pontos fortes e limitações a serem desenvolvidas.

A solução, cientificamente comprovada e desenvolvida por William Marston, requer de 10 a 20 minutos para ser respondida e contém apenas duas perguntas de múltipla escolha em uma lista de 86 palavras. Mas você deve estar se perguntando como algo de metodologia tão simples e objetiva consegue ter 90% de certeza nos dados e resultados, certo?

O PDA faz a integração de todos os eixos da Teoria DISC e analisa todos os seus indicadores, diferente de outras ferramentas mais superficiais e menos complexas. Dessa forma, a avaliação consegue descrever de forma concreta o perfil das pessoas detalhando desde o estilo de liderança, de tomada de decisões, habilidades, níveis de motivação e até as áreas que precisa desenvolver. É graças a esse recurso tecnológico que empresas já conseguiram reduzir em até 50% suas taxas de rotatividade, já que o PDA Assessment pode melhorar em até 75% a assertividade nos processos de recrutamento e seleção. A mensuração das soft skills é um dos caminhos rumo ao sucesso das gestões – e dos negócios!

 

Questionário de Resiliência: a persistência nas adversidades!

Você já se questionou por que algumas pessoas tendem a manter a calma diante a mudanças repentinas enquanto outras parecem desesperadas? Aquelas que conseguem manter a calma têm o que os psicólogos chamam de resiliência ou “capacidade de lidar com problemas e contratempos”. Pessoas resilientes são capazes de utilizar suas habilidades e pontos fortes para lidar e se recuperar de adversidades e desafios.

Os profissionais resilientes lidam com dificuldades de maneiras que promovem força e crescimento, inclusive servindo de exemplo positivo para o resto do time. Em muitos casos, elas emergem ainda mais fortes do que eram antes. Por isso, o Questionário de Resiliência é uma das 3 ferramentas online que podem mudar o que você pensa sobre gestão comportamental.
Além de gerar um relatório completo após as perguntas, a solução avalia, de 1 a 10, os 8 componentes da resiliência do colaborador: autoconfiança, otimismo, direção com propósito, adaptabilidade, criatividade, orientação para o desafio, controle emocional e a busca de apoio. Com os dados em mãos, você, gestor ou líder, conseguirá ver quais profissionais vão se manter firmes e juntos à empresa até mesmo em meio às transformações inevitáveis no mundo corporativo.

 

Dilemas de Gestão: você ou os seus gestores estão tomando as decisões certas?

As escolhas dos líderes impactam diretamente na maneira como seus liderados agem, influenciando, obviamente, nos resultados da empresa. Conseguir avaliar o potencial de julgamento gerencial desses gestores ou, até mesmo, de colaboradores que podem vir a assumir cargos de liderança um dia, é muito importante para que os RHs consigam acertar ainda mais nos processos de sucessão.
Através da ferramenta online Dilemas de Gestão, você recebe o relatório completo do perfil da liderança e pode avaliar os pontos que precisam ser trabalhados, assegurando, assim, uma gestão de pessoas competente e responsável e alinhar com os objetivos e metas da sua organização.

O DG gera dois relatórios. Um deles é o relatório de feedback, que tem o perfil comportamental do profissional, sua pontuação geral de julgamento gerencial; e, em cada competência avaliada, são apontadas as oportunidades de desenvolvimento ou pontos fortes. O segundo é o do gestor ou avaliador. Nele, contém todas as informações das pontuações do avaliado e objetiva ajudar o entrevistador ou o próprio líder a gerenciar melhor os seus liderados.

 

Gostou e quer conhecer ainda mais sobre o Assessment 4.0 para levar a sua empresa direto para a Era Digital? Clique agora AQUI!

Deixe seu comentário!