Liderança 4.0: a sua empresa está pronta para isso?

O mundo mudou e o futuro já virou o agora. As tecnologias, seja pela pandemia ou pelo avanço natural da transformação, já fazem parte de, basicamente, todos os processos do cotidiano. Nos ambientes de trabalho e, principalmente, nas gestões de pessoas das empresas, não é diferente: foi preciso se adaptar rapidamente a toda a inovação disponível para conseguir manter o gerenciamento dos times e, até mesmo, continuar gerando resultados para os negócios.

Mas você sabe, exatamente, o que é uma liderança 4.0 e como os projetos de assessment focados em ferramentas assertivas podem ajudar ainda mais nessa revolução digital? Confira aqui!

 

Indústria 4.0: o começo de tudo

Desde a Primeira Revolução Industrial, o ser humano sentiu a necessidade de desenvolver a maneira como as coisas poderiam funcionar para eles. Não apenas inventaram e executaram a máquina mais significativa até agora, quando se trata de evolução tecnológica primária – a primeira máquina têxtil, em 1784 -, mas abriram o caminho para inúmeras mudanças que vieram depois disso.

Hoje em dia, as coisas não são muito diferentes. As pessoas ainda buscam alternativas para facilitar a vida e desenvolver modos antigos. E é isso é a Indústria 4.0: o resultado do progresso, um composto de ferramentas e profunda transformação do ambiente de trabalho que visa mais interesse em uma melhor produção, usando a tecnologia para fazê-lo mais rápido do que antes.

Os pesquisadores apontam que empresas de bens de capital e energia, por exemplo, podem economizar US$ 43.000 anualmente para cada funcionário e aumentar sua capitalização em mais de US $ 16 bilhões, graças à combinação de tecnologias de realidade virtual e aumentada, robótica e inteligência artificial. Além disso, a digitalização e a Indústria 4.0 reduzem seus custos em 20%, aumentando sua produtividade em 8% e tornando-os 4% mais eficientes.

 

A tecnologia nos processos de recrutamento e desenvolvimento de pessoas 

E, por falar em revolução tecnológica, é quase impossível falar em transformação digital e deixar de lado o que há de mais moderno em termos de inovação, afinal, os recursos tecnológicos estão no centro dessa movimentação. Especificamente no RH, há uma série de novas ferramentas capazes de tornar o setor mais moderno, ágil e acertado nas escolhas.

Modernos softwares de recrutamento e seleção, por exemplo, contam com módulos autônomos para triar e selecionar candidatos com base em competências preestabelecidas. Desse modo, o recrutador não precisa perder tempo analisando um currículo de cada vez, vai direto aos melhores candidatos.

Já na análise de comportamento, existem plataformas destinadas a identificar o perfil comportamental dos empregados ou candidatos à vaga. Com base nas perguntas, o sistema pode identificar o estilo de tomada de decisões, a habilidade comercial e o nível de motivação, entre outros pontos importantes ao líder de RH.

Como você pode observar, a união entre RH e transformação digital tem promovido impactos em toda a estrutura organizacional. Da integração de novas tecnologias e processos até novos programas para o treinamento de líderes de alta performance.

 

Mas, afinal, o que é Liderança 4.0?

Se você leu até aqui, já deve saber duas coisas: a primeira delas é que, sim, a tecnologia está cada vez mais presente em tudo que fazemos, seja na vida pessoal ou na profissional – e as empresas estão cada vez se apropriando ainda mais dessa inovação. A segunda coisa é que, para que os colaboradores se sintam motivados a desenvolver as competências digitais necessárias para continuar sendo os talentos do agora e do futuro, é extremamente importante que o exemplo comece pelos líderes e gestores.

A Liderança 4.0 nada mais é do que a união de líderes que acreditam e se apropriam dessa revolução digital às ferramentas disponíveis no mercado para que a gestão de pessoas seja cada vez mais fluida, assertiva e que gere resultados focados em dados sobre pessoas! Já ouviu falar sobre People Analytics? Então você sabe que é possível mensurar as habilidades interpessoais (soft skills) e aplicar uma gestão por comportamento capaz de transformar a visão sobre a importância das próprias pessoas dentro das empresas.

Agora, que você já sabe qual a relação entre tecnologia e liderança, é hora de fazer uma imersão no que a sua organização tem feito para se adaptar às mudanças digitais (e globais)! Saber identificar os pontos fortes e as limitações do seu RH, por exemplo, serve não só para descobrir o que é preciso desenvolver como, também, praticar o autoconhecimento na própria gestão – e conte com as nossas ferramentas para isso! 

Que tal conhecer as nossas soluções completamente destinadas a RHs mais inteligentes e estratégicos? Aproveite e siga o nosso Instagram

Deixe seu comentário!