PDA ou DISC: diferenças entre as Análises de Perfil Comportamental

Diferenças entre pda e disc

No contexto das constantes transformações do mundo globalizado, a gestão de pessoas ganha destaque, sendo crucial para atender às novas demandas do mercado de trabalho. Nesse cenário, a tecnologia surge como uma aliada imprescindível para os processos de Recursos Humanos (RH) e liderança.

O que é PDA Assessment?

Uma ferramenta notável nesse sentido é o PDA Assessment, uma evolução da matriz DISC, fundamentada na Teoria da Personalidade de William Moulton Marston. O PDA utiliza perguntas de múltipla escolha para decodificar os padrões comportamentais das pessoas em resposta a estímulos específicos. Com sua interface intuitiva e resultados imediatos, auxilia profissionais de RH em diversas áreas, como recrutamento, seleção, desenvolvimento de líderes, e treinamento. 

O que são as Ferramentas Disc?

As ferramentas DISC, também baseadas na teoria de personalidade de Marston, simplificam essa teoria em quatro eixos comportamentais: dominância, influência, estabilidade e conformidade. A partir de um teste, as pessoas são categorizadas em um desses padrões. Embora também sejam reconhecidas como úteis em processos de gestão de pessoas, as ferramentas DISC possuem diferenças notáveis em relação ao PDA.

Vantagens do PDA para ferramentas DISC

O PDA Assessment se destaca por sua abordagem inovadora, decodificando padrões comportamentais por meio de perguntas de múltipla escolha. 


Diferentemente das ferramentas DISC, o PDA oferece um quinto eixo comportamental, aumentando a amplitude das análises. Além disso, fornece uma série de indicadores detalhados que enriquecem a interpretação dos resultados, incluindo autocontrole, consistência, energia, equilíbrio de energia, intensidade do perfil, perfil adaptado e modificação de perfil. 

Comprovadamente certificado pelo AIOBP e reconhecido mundialmente, ele se destaca como uma ferramenta que oferece resultados altamente precisos e aplicáveis, capacitando empresas a tomar decisões estratégicas em sua gestão de pessoal. 

Transformações do mundo globalizado e novas demandas do mercado


O mundo globalizado passa por mudanças significativas, influenciando diretamente as demandas do mercado de trabalho. As expectativas em relação aos profissionais estão evoluindo, exigindo dos RHs e líderes maior estratégia, assertividade e agilidade na hora de recrutamentos, controle de finanças e afins. 

Para atender a essas novas demandas, é crucial adotar tecnologias, como o próprio PDA Assessment e as ferramentas DISC.

 A importância da tecnologia na Gestão de Pessoas

No contexto atual, fazer a gestão de pessoas sem aproveitar as vantagens da tecnologia é um erro estratégico. A evolução do mercado de trabalho exige uma abordagem mais precisa e ágil, onde ela se torna um ativo fundamental. As ferramentas como o PDA Assessment e as ferramentas DISC não apenas identificam perfis comportamentais, mas também fornecem informações cruciais para aprimorar processos de recrutamento, desenvolvimento e engajamento de colaboradores. 

Confira abaixo o infográfico com as principais diferenças entre as ferramentas e entenda por que o PDA é líder mundial em Análise de Perfil Comportamental:

Infográfico PDA vs Disc - 1Infográfico PDA vs Disc - 2
E se você ainda não escolheu o PDA Assessment, faça já uma avaliação gratuita e entenda na prática os benefícios para a sua gestão de pessoas!

Deixe seu comentário!