Sucessão de liderança: como essa estratégia pode ajudar sua empresa?

Um bom plano de sucessão de liderança pode ajudar a manter a sustentabilidade da empresa, reduzindo custos com um novo e longo processo de recrutamento e seleção, além de minimizar o tempo de transição entre o antigo gestor e o substituto.

Por isso, é fundamental que a empresa, além do plano de carreira, também tenha um programa de sucessão bem estruturado. Afinal de contas, com o passar do tempo pode ser necessária a troca de lideranças, seja em casos de aposentadoria, novos projetos ou, até mesmo, fatores que não são possíveis de prever.

O QUE É O PLANO DE SUCESSÃO?

O plano de sucessão é um programa constante de desenvolvimento de novos gestores. Ou seja, o RH, através de diferentes ações, prepara os profissionais do time para assumirem um cargo de gestão.

Porém, precisamos lembrar que plano de carreira e de sucessão são duas coisas diferentes.

Plano de carreira é um programa que determina as metas e as possíveis trajetórias dentro da empresa para que cada colaborador possa se desenvolver profissional e individualmente.

Já o plano de sucessão de liderança também busca o desenvolvimento, mas é voltado para os interesses da empresa. Nele, os futuros líderes são preparados para ocupar um cargo de gestão e incentivados a aprimorar competências que estejam de acordo com a cultura organizacional.

COMO O PLANO DE SUCESSÃO PODE AJUDAR A EMPRESA?

É comum que,  com o passar do tempo, seja necessária a realização de substituições dentro da empresa. Essa troca de bastão pode acontecer por diferentes motivos, como aposentadoria e novos projetos, por exemplo. Entretanto, nem sempre a empresa conseguirá prever esse momento. Por isso, ter um programa de sucessão pode fazer toda a diferença.

Afinal de contas, ter um substituto dentro do próprio time e que já conheça os processos, pode reduzir custos de uma nova contratação e acelerar essa substituição, minimizando os impactos para a empresa.

Além disso, ao desenvolver um programa de sucessão, a empresa consegue incentivar o desenvolvimento de competências que estejam alinhadas à sua cultura organizacional. Isso não significa que todas as lideranças serão iguais, mas que existem habilidades comportamentais que são fundamentais para cada tipo de organização.  

Mas para fazer um processo de sucessão assertivo é necessário conhecer o perfil de cada profissional da equipe para identificar como ajudar esses colaboradores no aprimoramento das skills de liderança.

COMO DESENVOLVER UM PLANO DE SUCESSÃO NA MINHA EMPRESA?

Agora, você já percebeu como um plano de sucessão pode otimizar o processo de recrutamento e seleção e minimizar os impactos da transição de cargos para a empresa. Que tal conferir esses três passos que podem ajudar no desenvolvimento dessa estratégia?

Identifique as competências necessárias para os cargos

Para estruturar um plano de sucessão estratégico e mais assertivo, é necessário identificar as áreas para as quais os futuros gestores serão desenvolvidos e mapear as competências  para ocupar a liderança desses times.

Algumas ferramentas, como o PDA Assessment, permitem mapear as habilidades necessárias para um posto de liderança, possibilitando definir perfis de cargos comportamentais sob medida e  customizar as competências necessárias para aquela vaga.

Vale lembrar que habilidades técnicas são aprendidas com mais facilidade. Porém, as soft skills, que são competências comportamentais essenciais para uma boa liderança, podem levar um pouco mais de tempo até que os profissionais consigam desenvolvê-las.

Entenda o perfil comportamental de cada profissional do time

Outro passo fundamental é mapear e entender o perfil comportamental de cada colaborador. Assim, é possível identificar as potencialidades, as motivações e o que ainda precisa ser aprimorado naquele profissional.

Com essas informações, a empresa consegue fazer match entre o perfil comportamental dos profissionais com o cargo de liderança que será desenvolvido no plano de sucessão. O PDA, por exemplo, é uma ferramenta que permite fazer essa combinação diretamente na plataforma, gerando um relatório aprofundado com base no perfil do profissional e do posto a ser ocupado.

Incentive o desenvolvimento dos futuros líderes

Após identificar as futuras lideranças dentro dos times, é preciso acompanhar esses profissionais e incentivá-los no aprimoramento de competências comportamentais essenciais para aquele cargo de gestão. Os feedbacks são importantes para que o futuro líder saiba como está o seu processo e possa se desenvolver ainda mais.

Além disso, a tecnologia é uma forte aliada no plano de sucessão de lideranças. A ferramenta Dilemas de Gestão, por exemplo, é capaz de medir as habilidades de julgamento gerencial e a tomada de decisão nos cenários de liderança no mundo organizacional. A solução gera um relatório que revela tendências de como aquele profissional lidera os outros, desempenha a coordenação e planejamento, faz a gestão de  performance e ainda lida com situações adversas.

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