TOP 10 soft skills para 2021 pelo World Economic Forum

Todos somos dotados de habilidades naturais, que são desenvolvidas ou adquiridas com o tempo. Chamamos de soft skills o grupo de dons que são inerentes ou naturais. Sendo assim, elas se relacionam com os valores, as crenças, o caráter e a personalidade de cada indivíduo.

Normalmente, essas habilidades ficam evidentes nas interações humanas do cotidiano. Podemos citar como exemplo de soft skills: a ética, a resiliência, a capacidade analítica e a flexibilidade.

Recentemente, o World Economic Forum, um dos maiores órgãos de pesquisas e relatórios sobre mercado, inovação e economia, elencou quais são as top 10 soft skills mais valorizadas em 2021. Sabendo da importância de desenvolver as habilidades interpessoais e de quão essenciais essas skills são para o sucesso – tanto dos negócios quanto dos profissionais – preparamos um infográfico com o conteúdo completo e descritivos de cada uma das maiores soft skills para este ano!

Resolução de problemas e tomada de decisões

Capacidade de identificar e analisar as informações relevantes, obter conclusões, avaliar os impactos e tomar decisões consistentes baseadas nas alternativas estabelecidas.

Pensamento estratégico

É a capacidade para identificar relações entre situações que não estão explicitamente interrelacionadas e construir estratégias ou modelos, tendo uma visão global e identificando os pontos-chave em situações complexas. Inclui a utilização de um raciocínio criativo ou conceitual.

Inovação

Implica em criar algo diferente. Realizar coisas novas que melhorem o desempenho próprio e/ou de outros.

Gestão de Pessoas

Significa utilizar a autoridade que a posição lhe confere, de forma apropriada e efetiva, conseguindo comprometer os demais para que façam o que acharem adequado e que, ao mesmo tempo, beneficie à organização. Implica em dar pautas concretas quando necessário, fazer com que as pessoas sejam responsáveis por seu desempenho na organização e confrontar, se preciso.

Veja também:

Autocontrole

É a capacidade de manter o controle e a calma perante situações difíceis, para alcançar objetivos pessoais ou organizacionais. Implica em manter a energia e motivação, mesmo em condições constantes de estresse.

Iniciativa

É a disposição para atuar de forma proativa. Implica em buscar novas oportunidades, melhores formas de fazer as coisas ou soluções de problemas.

Orientação para mercado

É a capacidade de entender a dinâmica do mercado em que se desenvolvem os negócios. Implica compreender as forças competitivas do mercado, incluindo as estratégias da concorrência para alcançar um posicionamento competitivo dos negócios e oferecer valor agregado ao cliente.

Liderança de equipe

É a capacidade de envolver os outros em torno de uma visão, exercendo a influência para efetivamente levá-los em direção a um objetivo e inteligência
emocional para assumir desafios e superar os obstáculos com a equipe.

Capacidade de negociação

É a habilidade para concretizar negócios difíceis, desenvolver alianças e parcerias de negócios a longo prazo, benéficas para ambas as partes. Implica em identificar os interesses da outra parte, saber comunicá-los oportunamente e identificar áreas comuns para chegar a acordos no formato ganha-ganha. Ter a capacidade de gerenciar as emoções em favor da negociação.

Flexibilidade

É a capacidade de adaptar-se e trabalhar de forma eficaz em variadas situações, com pessoas ou grupos diversos. Quem tem esta competência será capaz de compreender e valorizar posturas ou pontos de vista diferentes, adaptando sua abordagem à medida que a situação de mudança requeira e promovendo as mudanças da organização ou das responsabilidades do seu cargo.

 

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