Sua empresa já investe em gestão comportamental? Mais do que uma tendência de mercado, estar de olho nas habilidades comportamentais dos profissionais é uma necessidade para os próximos anos. Segundo o relatório “O Futuro dos Empregos”, do último Fórum Econômico Mundial, as human skills (habilidades humanas) nortearão os talentos da próxima geração.
Um exemplo disso é que as grandes empresas já estão trabalhando forte na gestão de pessoas com foco em gestão comportamental. E dentre os principais cases de sucesso, temos a multinacional McDonald 's, conhecida por seus processos de recrutamento e seleção, retenção e desenvolvimento orientados para as soft skills dos colaboradores.
Seguindo essa premissa, a Campanha McMistakes - realizada pelo MCDonald 's da Bélgica junto à agência de propaganda TBWA - utilizou uma abordagem inteligente para recrutar jovens para a companhia. “Students wanted. No experience needed.” foi a chamada utilizada nos cartazes em que os principais produtos da maior e mais conhecida rede de fast food do mundo estavam dentro das embalagens erradas.
Além de veicular a ideia de que os estudantes sem experiência eram bem-vindos para as vagas, a campanha foi capaz de gerar uma excelente provocação para o mercado: faz sentido colocar os talentos certos em posições erradas? Muitas empresas continuam contratando exclusivamente pelas hard skills (habilidades técnicas e currículo), desconsiderando as habilidades comportamentais que os cargos exigem.
Com a filosofia de “Contrate pela atitude, treine as habilidades”, o McDonald ‘s investe principalmente em profissionais engajados, com capacidade de inovação, com disposição e visão empreendedora. E para que isso seja viável e assertivo, eles se apoiam em People Analytics para a tomada de decisões.
Amamos muito tudo isso! E você, o que achou desse case? Conte aqui nos comentários!