Quais as soft skills mais requisitadas para 2022?

Pessoas em reunião com o título ao lado: Quais as soft skills mais requisitadas para 2022?

“Não seja mole.”

Temos certeza de que você já ouviu isso antes, especialmente no mundo profissional. A maioria de nós aprendeu que, para conseguir um emprego ou se manter em um, deve trabalhar duro e manter-se “educado”.

No entanto, os gestores de RH não se preocupam mais apenas com as habilidades técnicas dos candidatos e colaboradores. Agora, os recrutadores também querem saber das habilidades interpessoais, ou seja, soft skills, para determinar o nível de sucesso dos talentos na empresa.

Depois de dois anos bastante atípicos e inimagináveis, a pandemia trouxe uma visão ainda mais essencial para o comportamento e não só para o currículo. Os profissionais, neste novo mundo, estão cada vez mais convictos do que desejam e não desejam fazer no trabalho. Por isso, é muito importante que o RH esteja por dentro das maiores tendências e, principalmente, de quais são as soft skills que devem buscar em suas novas contratações.

Preparamos uma lista com 5 das soft skills mais requisitadas para o ano de 2022. Confira:

1. Solução de problemas 

Uma das principais habilidades interpessoais para 2022 que o RH irá procurar nos profissionais inclui a solução de problemas. Na área de TI, por exemplo, se um candidato encontrar um defeito em uma linha de código, isso mostra aos empregadores que ele possui habilidades técnicas como testador de controle de qualidade. Mas como trabalhar para resolver o problema? Como fazer com que o resto da equipe entenda o problema e também consiga resolvê-lo de uma forma inovadora?

Os empregadores irão preferir contratar candidatos que não demonstrem medo de aceitar um desafio e que consigam trazer formas novas de solucionar as questões que aparecerem.

2. Solução de conflitos

Onde há trabalho em equipe, há conflito e, quando ele acontece, os empregadores precisam estar de olho para ver como os colaboradores se comportam. 

E, nesse caso, existem duas opções: eles podem perder tempo discutindo ou fazerem o possível para encontrar uma solução. A presença de conflito pode reduzir a produtividade e, eventualmente, levar a uma alta rotatividade, se não for tratada de forma adequada. Os candidatos que resolvem conflitos mostram habilidades sociais importantes que os levam a funções de liderança. Além disso, eles agem como moderadores enquanto permanecem racionais durante os momentos difíceis.

3. Inteligência Emocional

Essa é uma das soft skills que figura sempre nas tendências comportamentais. Se alguém tem inteligência emocional, tem a capacidade de perceber, reagir e responder às suas emoções, bem como às de outras outras. É fundamental ser capaz de manter as emoções estáveis ​​ao trabalhar com outras pessoas, porque elas podem afetar facilmente as outras ao seu redor.

Os recrutadores têm buscado aqueles que possuem essa soft skill, ao mesmo tempo que tomam decisões de negócios ou recebem críticas construtivas. Além disso, muitos estudos mostram que uma inteligência emocional alta se correlaciona diretamente com a satisfação no trabalho.

4. Ética de trabalho

Conforme falamos acima, as emoções podem facilmente afetar os colegas de trabalho. E, como você sabe, a energia é contagiosa. Ao trazer uma mentalidade positiva para situações difíceis, é possível que isso se espalhe ao escritório inteiro, fazendo com que as relações sejam mais saudáveis e leves.

Um profissional tem uma ética de trabalho positiva quando sua atitude mostra que ele se dedica às demandas, mesmo em tempos difíceis. 

5. Adaptabilidade

Para alcançar e manter qualquer sucesso, é preciso se adaptar. Isso é verdade em qualquer cenário, empresas e indivíduos. Os profissionais que se adaptam às mudanças também as esperam e, portanto, são altamente motivados e não desanimam facilmente. Eles possuem muitas qualidades de liderança e rapidamente sobem na organização – seja horizontalmente ou verticalmente.

Curtiu o conteúdo sobre soft skills e acha que tem tudo a ver com o que você vai querer dos profissionais em 2022? 

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