Bem-estar no trabalho: por que oferecer aos colaboradores?

O bem-estar no trabalho finalmente ganhou espaço para discussão dentro do RH das empresas.

Com a alta competitividade dos mercados, os colaboradores estão cada vez mais sobrecarregados com extensas cargas horárias, cobranças, prazos apertados, estresse com deslocamentos e outros fatores que podem culminar no aparecimento de doenças e, consequentemente, no afastamento dos postos de trabalho.

Conforme estudo da International Stress Management Association, de 10 profissionais inseridos no mercado de trabalho, pelo menos três sofrem da síndrome de Burnout. Para driblar essa situação e garantir a produtividade das empresas, as iniciativas de bem-estar no trabalho têm ganhado cada vez mais destaque.

Ao longo deste conteúdo, vamos falar dos motivos para você promover o bem-estar dos seus colaboradores. Acompanhe!

O que é bem-estar no trabalho?

São todas as iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida no ambiente laboral, ação impulsionada pelo crescente afastamento de profissionais devido a doenças como estresse e síndrome de Burnout.

Por muito tempo, essas doenças foram tratadas como verdadeiros tabus dentro das organizações, mas, devido ao crescente afastamento dos profissionais de seus postos de trabalho, e também com a chegada das gerações Y e Z às empresas, trazendo novas exigências, as organizações se viram obrigadas a voltar seu olhar para a promoção de um ambiente mais saudável.

Por que investir no bem-estar no trabalho?

Não são apenas os funcionários que ganham com um ambiente de trabalho mais saudável. Veja, a seguir, os principais motivos para a sua empresa investir em ações pelo bem-estar!

Aumento da produtividade

De acordo com o relatório Tendências Globais de Capital Humano de 2018 — A ascensão da empresa social, 61% das organizações entrevistadas acreditam que iniciativas de bem-estar oferecidas por elas contribuem para reforçar os resultados financeiros por meio da produtividade.

Logo, quando os funcionários estão emocionalmente saudáveis, e a companhia oferece condições favoráveis para as interações interpessoais, as pessoas passam a produzir mais e a elevar a qualidade das suas entregas.

Isso gera importantes vantagens competitivas para as organizações, e esses profissionais passam a se sentir mais seguros para buscar soluções. Além disso, começam a inovar em suas funções, por reconhecer que a empresa se importa com eles.

Controle do estresse

Um estudo publicado no livroPreventing Stress, Improving Productivity”, revelou que questões relacionadas ao estresse impactam a produtividade de forma direta e negativa.

Além disso, o estresse é a porta de entrada para enfermidades mais graves, como a depressão, doença mais incapacitante até 2020, e a própria síndrome de Burnout.

Portanto, as iniciativas de bem-estar nas empresas são importantes ferramentas para afastar esses males e ajudar a garantir a saúde mental dos funcionários.

Redução do absenteísmo

O absenteísmo é o não comparecimento ao trabalho, e isso reflete diretamente nos resultados da empresa.

Um estudo de Lyman Porter cruzou a taxa de absenteísmo com a satisfação no trabalho. O resultado foi que quanto mais o profissional é insatisfeito com o ambiente laboral, maior a taxa de absenteísmo.

Portanto, ao investir em iniciativas de bem-estar no trabalho, as taxas de absenteísmo e também de presenteísmo (que é a presença física, mas não mental) são reduzidas, favorecendo a produtividade da empresa.

Diminuição do turnover

Um ambiente de trabalho ruim, onde as pessoas adoecem, favorece os índices de turnover por falta de engajamento e baixa entrega de resultados. Na contramão, quando as pessoas são valorizadas pela empresa, elas se sentem gratas e, ainda, colaboram para a disseminação da imagem da empresa como uma marca empregadora.

Otimização dos resultados

Ao promover a saúde na empresa, isso favorece a agilidade na entrega das tarefas, o que se dá, principalmente, pela adoção de hábitos mais saudáveis por parte dos funcionários, favorecendo a concentração e a rapidez do raciocínio.

Redução de acidentes

As iniciativas de bem-estar no trabalho também levam em conta a ergonomia e a redução dos acidentes do trabalho, o que melhora a produtividade e reduz os afastamentos por doenças.

Retenção de talentos

Em um ambiente de trabalho saudável e produtivo, são maiores as chances de as pessoas se sentirem confortáveis e engajadas com os objetivos organizacionais, favorecendo a retenção de talentos, fator primordial para a formação de equipes de alto rendimento.

Como melhorar o bem-estar no trabalho dos colaboradores?

Veja, a seguir, como implantar as iniciativas de bem-estar na empresa!

Cuide da cultura organizacional

A maneira como o colaborador percebe a empresa para a qual ele trabalha é a cultura organizacional. Portanto, trabalhar o estabelecimento do bem-estar no ambiente laboral é primordial para que essa cultura seja positiva.

Logo, é importante que você fique atento e faça uma pesquisa de clima organizacional, a fim de identificar essas percepções dos funcionários com relação à empresa.

Com isso, você poderá trabalhar soluções para manter o que for positivo e prover soluções para as situações que precisam ser melhoradas.

Adote a flexibilidade

Principalmente com a entrada das novas gerações no mercado de trabalho, as empresas têm tido de rever posturas mais rígidas. Isso, porque a flexibilidade no trabalho é um importante motivador, principalmente para os jovens.

Assim, a adoção de perspectivas mais flexíveis para as jornadas de trabalho, o trabalho home office e prazos mais flexíveis para a entrega das tarefas são estratégias bastante produtivas quando o assunto é incentivar o bem-estar no ambiente laboral.

Essas iniciativas aumentam a proximidade entre empresas e trabalhadores, o que colabora para a melhoria do clima organizacional.

Ofereça benefícios

O oferecimento de benefícios é outra estratégia para elevar a qualidade de vida no trabalho. O plano de saúde é um dos mais almejados pelos colaboradores, seguido de convênios com escolas e faculdades, participação nos lucros e trabalho home office.

Estimule a prática de atividades físicas

A prática de atividades físicas traz uma série de benefícios para a saúde física e mental das pessoas, além de combater o sedentarismo.

Assim, o incentivo às práticas de atividades físicas, incluindo a ginástica laboral, é uma ótima ação para o bem-estar dos colaboradores, reduzindo as chances de eles desenvolverem doenças como a depressão, já que a atividade física libera os hormônios da felicidade.

Como vimos ao longo desta leitura, as iniciativas de bem-estar no trabalho são importantes fatores para ajudar a saúde dos colaboradores, contribuindo também para o aumento da produtividade da organização.

Se você gostou deste post sobre bem-estar nas empresas, confira também este conteúdo sobre ações sociais!

Deixe seu comentário!