Competências digitais: as habilidades do profissional do futuro

O mundo precisou se adaptar e catalisar o seu conhecimento sobre a tecnologia em poucos meses, mas, antes disso, já era essencial estar em sintonia com a transformação digital para seguir o caminho da inovação e identificar os talentos que são capazes de impulsionar negócios. As competências digitais fazem parte dessa mudança de mindset e, também, dos profissionais do agora!

Não pode ler agora? Então ouça!

Cada vez mais presente no dia a dia, a tecnologia é peça-chave da rotina e dos processos realizados em, praticamente, todos os setores – e não mais apenas nas áreas de sistemas de informação. Os RHs, por exemplo, dependem de sistemas e softwares para a realização de atividades rotineiras, como controle de ponto, análise de KPIs de desempenho de colaboradores, gestão de pessoas e muitos outros recursos que facilitam o dia a dia da área. 

As habilidades digitais são uma das competências vitais do século XXI para que a competitividade entre as empresas se mantenha sempre em alta e, também, para que as ferramentas sejam cada vez mais disruptivas, trazendo inovações que movimentem o mercado e gerem resultado.

Os talentos que têm essa capacidade de movimentar as estratégias e números da sua organização com soft skills voltadas ao relacionamento saudável entre coworkers e, também, à compreensão empírica dos recursos digitais, mas sem, necessariamente, serem das áreas de TI, possuem, então, essas competências digitais: habilidades do profissional do agora e do futuro.

Sabendo disso e da necessidade que você, enquanto líder ou gestor, tem de  mapear esses colaboradores, preparamos uma lista descritiva com as 7 novas competências digitais:

 

  • GERENCIAMENTO CRIATIVO DA INFORMAÇÃO

O profissional que possui essa competência tende a:

  • pesquisar, obter, criar, avaliar, organizar e compartilhar informações nos contextos digitais;
  • compreender os multicanais dos novos meios digitais;
  • usar ferramentas digitais para o pensamento reflexivo, criativo e de inovação;
  • sistematizar e usar as informações adquiridas das múltiplas fontes com uma atitude crítica e agregando valor;
  • resolver situações e tomar decisões de forma assertiva, aplicando uma nova abordagem, com um pensamento “fora de caixa”.

 

  • COLABORAÇÃO DINÂMICA

O profissional que possui essa competência tende a:

  • trabalhar agilmente em cooperação com outras pessoas dentro dos ambientes digitais;
  • produzir e compartilhar proativamente documentos colaborativos online;
  • gerenciar o tempo e os recursos com um senso de urgência, aproveitando o imediatismo dos meios digitais;
  • gerar interações e relações de qualidade nas comunidades online das quais pertence.

 

  • COMUNICAÇÃO VERSÁTIL

O profissional que possui essa competência tende a:

  • adaptar o canal virtual apropriado para transmitir diferentes tipos de informações de acordo com o público-alvo;
  • estabelecer relações e contatos profissionais com os meios digitais;
  • mostrar uma atitude ética e responsável nesses ambientes;
  • usar a rede para conhecer as necessidades atuais e antecipar tendências ou demandas futuras do cliente;
  • estabelecer novos canais de participação.

 

  • APRENDIZAGEM EXPONENCIAL

O profissional que possui essa competência tende a:

  • autogerenciar o seu aprendizado através de ferramentas digitais que ampliam o seu campo de trabalho/ação;
  • mostrar abertura para refletir e se desenvolver com recursos digitais;
  • participar das comunidades de aprendizagem;
  • estabelecer e manter uma rede de contatos profissionais de valor nas redes;
  • adaptar-se rapidamente e adotar formas inovadoras de trabalho.

 

  • LIDERANÇA DE EQUIPE EM REDE

O profissional que possui essa competência tende a:

  • gerenciar e coordenar as equipes de trabalho em rede;
  • promover e influenciar na construção coletiva de uma visão compartilhada;
  • incentivar e facilitar o uso de ferramentas digitais em suas equipes para atingir objetivos;
  • fornecer suporte, compreender a interação nos grupos virtuais, gerenciando conflitos e promovendo a colaboração.

 

  • VISÃO ESTRATÉGICA

O profissional que possui essa competência tende a:

  • entender o fenômeno digital a partir de uma visão global e o incorporar em diferentes cenários futuristas;
  • utilizar os meios digitais e os recursos em rede para planejar e projetar estratégias de negócios;
  • promover ações concretas para promover a circulação de informações;
  • permanecer flexível para adaptar a visão de futuro de acordo com o ritmo das mudanças.

 

  • FEEDBACK FLUIDO

O profissional que possui essa competência tende a:

  • fornecer e receber contribuições que lhe permitem aperfeiçoar, modernizar ou otimizar a gestão em rede;
  • entender e avaliar as diferentes perspectivas;
  • mostrar-se aberto a mudar convicções e comportamentos com o objetivo de adaptar-se às demandas do cenário digital;
  • ter uma visão crítica do seu próprio desempenho e da equipe.

Mapear essas competências é mais do que importante para garantir maiores taxas de assertividade nas contratações e mais alinhamento entre as expectativas da sua empresa em relação ao que busca nos colaboradores que compõem as equipes.

Se você quer saber como as ferramentas tecnológicas podem te ajudar a mensurar as competências digitais comportamentais, conheça os nossos softwares focados em deixar o seu RH ainda mais estratégico!

Deixe seu comentário!