O que é e quais são os tipos de liderança?
Liderança não tem nada a ver com senioridade ou posição de alguém na hierarquia de uma empresa. Muitos falam sobre lideranças se referindo aos executivos mais altos da organização. Eles são exatamente isso: executivos seniores. A liderança não acontece automaticamente quando você atinge um determinado nível salarial. Só porque você tem um título de C-level, ele não faz de você automaticamente um “líder”.
Diga essa palavra e a maioria das pessoas pensará em um indivíduo carismático, dominador e responsável, mas liderança não é um adjetivo. Não precisamos de traços carismáticos e extrovertidos para praticar a liderança – e aqueles com carisma não lideram automaticamente.
A definição de Liderança
A liderança é a arte de motivar um grupo de pessoas a agir para alcançar um objetivo comum. Em um ambiente de negócios, isso pode significar direcionar trabalhadores e colegas com uma estratégia para atender às necessidades da empresa.
O líder é a inspiração e o diretor da ação. Ele é a pessoa do grupo que possui a combinação de personalidade e habilidades de liderança para fazer com que outras pessoas sigam sua direção.
Liderança no meio corporativo
Nos negócios, a liderança está ligada ao desempenho, e qualquer definição deve levar isso em conta. Embora não se trate apenas de lucro, aqueles que são vistos como líderes eficazes são os que aumentam os resultados da empresa. Se um indivíduo em uma posição de liderança não atender às expectativas de lucro estabelecidas pelos conselhos, pela alta administração ou pelos acionistas, ele poderá ser rescindido.
Os termos “liderança” e “gerenciamento” tendem a ser usados de forma bastante equivocada e confusa. Gerenciamento refere-se à estrutura de gerenciamento de uma empresa. Já a liderança, no entanto, requer características que vão além das funções de gerenciamento. Para ser eficaz, um líder certamente precisa gerenciar os recursos à sua disposição. Mas ela também envolve comunicação, inspiração e supervisão – apenas para citar mais três das principais competências interpessoais que um líder precisa para ter sucesso.
Tipos de Liderança
Primeiro, é importante conhecer os vários tipos de liderança e seus pontos positivos e negativos. Alguns líderes são mais centralizadores; outros, mais dinâmicos. Essas características influenciam diretamente na realização das tarefas.
Democrática
É exatamente o que parece: o líder toma decisões com base na contribuição de cada membro da equipe. Embora ele ou ela faça a tomada de decisão, cada funcionário tem a mesma opinião na direção de um projeto. A liderança democrática é um dos estilos mais eficazes porque permite que os funcionários de nível inferior exerçam a autoridade que precisarão usar sabiamente em posições futuras que possam ocupar.
Por exemplo, em uma reunião do conselho da empresa, um líder democrático pode oferecer ao time algumas opções relacionadas à decisão que precisa ser tomada. Abre-se, então, uma discussão sobre cada opção. Depois, esse líder pode levar em consideração os pensamentos e o feedback do conselho, ou pode abrir essa decisão para votação.
Autocrática
A liderança autocrática é o inverso da democrática. Nesse tipo, o líder toma decisões sem receber contribuições nenhuma. Os colaboradores não são considerados nem consultados antes de uma direção e devem aderir à decisão no tempo e ritmo estipulados pelo líder.
Um exemplo disso pode ser quando um gerente altera as horas de turnos de trabalho de vários funcionários sem consultar ninguém – especialmente os funcionários afetados.
Estratégica
Os líderes estratégicos estão no cruzamento entre as principais operações da empresa e suas oportunidades de crescimento. Ele aceita o ônus dos interesses executivos, garantindo, simultaneamente, que as atuais condições de trabalho permaneçam estáveis para todos os demais.
Esse é um estilo de liderança desejável em muitas empresas, porque o pensamento estratégico suporta vários tipos de funcionários ao mesmo tempo. No entanto, os líderes que operam dessa maneira podem estabelecer um precedente perigoso em relação a quantas pessoas eles podem apoiar de uma só vez e qual é a melhor direção para a empresa se todos estiverem conseguindo o que querem o tempo todo.
Transformadora
A liderança transformadora está sempre “transformando” e melhorando as convenções da empresa. Os colaboradores podem ter um conjunto básico de tarefas e objetivos que realizam a cada semana ou mês, mas o líder os empurra constantemente para fora de sua zona de conforto.
Ao iniciar um trabalho com esse tipo de líder, todos os funcionários podem obter uma lista de objetivos a serem alcançados, bem como prazos. Embora as metas pareçam simples a princípio, essa liderança pode acelerar o ritmo das entregas ou oferecer metas cada vez mais desafiadoras à medida que você cresce na empresa.
Burocrática
Líderes burocráticos seguem as normas. Esse estilo de liderança pode ouvir e considerar a opinião dos colaboradores – diferentemente da autocrática -, mas o líder tende a rejeitá-la se entrar em conflito com a política da empresa ou com as práticas anteriores.
Você pode encontrar esse tipo em uma empresa maior, mais antiga ou tradicional. Nessas organizações, quando um colega ou funcionário propõe uma estratégia forte que parece nova ou não convencional, os líderes burocráticos podem simplesmente não aceitá-la, mesmo sendo uma ótima saída. A resistência deles pode acontecer porque a empresa já teve êxito nos processos atuais e tentar algo novo pode desperdiçar tempo ou recursos se não funcionar.
Os funcionários sob esse estilo de liderança podem não se sentir tão controlados quanto na liderança autocrática, mas ainda há falta de liberdade e dúvidas se os próprios colaboradores se sentem capazes de desempenhar suas funções. Isso pode interromper rapidamente a inovação e definitivamente não é incentivado para empresas que buscam metas ambiciosas e crescimento rápido.
Esses são apenas alguns dos principais tipos, e é possível vê-los nos negócios dos mais diversos tamanhos e segmentos. Para analisar o perfil da sua liderança com mais clareza, é possível utilizar uma tecnologia de análise de perfil.
Não há um modelo ideal. Isso vai depender de cada empresa e da sua atual situação. Para algumas companhias, é necessário um líder com perfil mais controlador. No entanto, para outras, é necessário um líder mais democrático.
É importante destacar que o sucesso de uma liderança não depende apenas do líder, mas também dos seus liderados e do próprio contexto. Por isso é necessário desenvolver constantemente a equipe e ficar de olho nas variáveis externas.