Reskilling e upskilling: estratégias fundamentais de RH

profissionais em treinamento corporativo

Você já ouviu falar em reskilling e upskilling? Os termos podem até parecer estranhos num primeiro momento, mas têm alta circulação no mercado atual e são parte fundamental da rotina de todo RH que se pretende estratégico!

Derivados da palavra inglesa skill (habilidade), reskilling e upskilling possuem conceitos diferentes, mas são excelentes formas de desenvolvimento profissional. Por isso, merecem ser pauta entre profissionais de RH, lideranças e colaboradores. Quer entender mais sobre os termos? Leia abaixo:

O que é reskilling?

Reskilling são ações de requalificação pelas quais os profissionais - empregados ou não - passam para se adequarem a novos cargos. Ou seja, inclui qualquer estratégia que vise o desenvolvimento de habilidades do profissional para que este alcance novas posições de trabalho.

Assim, as ações de reskilling podem acontecer quando os profissionais estão em processo de recolocação no mercado ou mesmo quando as empresas entendem a necessidade de reposicionar os seus colaboradores. Neste último caso, podemos incluir a mudança de setor ou mesmo uma promoção. 

Como estratégias de reskilling, temos os cursos profissionalizantes, pós-graduações, planos de desenvolvimento, capacitações e treinamentos. A escolha dependerá do objetivo que o profissional e as empresas buscam, mas em qualquer dos casos o foco é a obtenção de novas habilidades. 

O que é upskilling?

Upskilling também é uma forma de desenvolvimento profissional, porém com diferenças nos objetivos da estratégia. Quando os colaboradores e empresas optam por ações de upskilling, estão buscando o aprimoramento de habilidades para atender as necessidades do mercado na área em que o profissional já atua. 

As ações de upskilling podem ser direcionadas tanto para o aperfeiçoamento das hard skills, quanto para as soft skills. E, como exemplo, podemos citar os treinamentos in company, programas de mentoria, cursos de idioma ou planos de desenvolvimento para competências específicas. 

Em suma, além de agregarem para o desempenho da função e para a própria carreira do profissional, os processos de upskilling são muito benéficos para as empresas, porque otimizam a performance dos colaboradores e tornam o cotidiano no trabalho muito mais efetivo.

Como aplicar estratégias de reskilling e upskilling?

As demandas de reskilling e upskilling são uma constante num mercado de trabalho volátil, impactado por mudanças frequentes e de diferentes proporções, como é o caso da pandemia de Covid-19 ou as transformações de cunho tecnológico. Dessa forma, é importante que os RHs possam proporcionar meios efetivos de desenvolver os profissionais, estando sempre atentos às necessidades das empresas e do mercado como um todo.

Para que as organizações tenham sucesso nos planos de reskilling e upskilling, é primordial que os RHs entendam seu papel estratégico no desenvolvimento de talentos e, assim, sigam alguns passos importantes. Confira: 

1. Identificação de gaps 

O sucesso das ações de reskilling e upskilling depende, de antemão, da identificação dos gaps do negócio: saber quais setores necessitam de realocação de talentos, entender quais cargos pedem aperfeiçoamento de seus colaboradores, assim como acompanhar as tendências e demandas exigidas pelo mercado.

2. Mapeamento de hard e soft skills

Tendo identificado as áreas que necessitam de melhorias, é chegada a hora de mapear as competências dos profissionais. Nesta etapa, é crucial olhar não apenas para as hard skills (habilidades técnicas), como também para as soft skills (habilidades comportamentais e socioemocionais.) 

No caso das soft skills, os RHs podem utilizar tecnologias de gestão comportamental como o PDA Assessment, que é capaz de analisar o perfil comportamental dos profissionais e precisar as competências que devem ser desenvolvidas. 

3. Escolha da estratégia adequada

Com as informações obtidas nos dois primeiros passos, torna-se muito mais fácil para o RH escolher qual é a estratégia mais adequada para a necessidade da empresa e para o perfil dos profissionais. É fundamental ter em mente que o alinhamento de objetivos entre colaborador e empresa fará toda diferença no sucesso do plano de reskilling ou upskilling. 

4. Modelos de acompanhamento 

Por fim, é necessário que os RHs coloquem em prática modelos de acompanhamento personalizados e eficazes, que possibilitem ver de perto o desenvolvimento dos profissionais após as ações de requalificação e aprimoramento. 

Bônus: adotar o mindset lifelong learning

Seja na escolha de estratégias de reskilling ou de upskilling, os RHs, lideranças e profissionais devem adotar a mentalidade lifelong learning, ou seja, de aprendizado contínuo. Dessa forma, os impactos sobre a performance profissional e os resultados obtidos serão muito mais satisfatórios e sentidos a longo prazo!

Se você curtiu o nosso artigo sobre as estratégias de reskilling e upskilling, confira também os e-books que trazem os melhores conteúdos e dicas essenciais para os profissionais de RH.

Deixe seu comentário!