Como engajar os colaboradores durante uma crise?

Se antes da pandemia engajar os colaboradores já era considerado por muitos uma missão difícil, agora, em meio à crise do Covid-19, é preciso ainda mais atenção e estratégia. O impacto do coronavírus foi sentido não apenas no cotidiano de milhões de funcionários, mas na sociedade como um todo. 

No cenário atual, é mais importante do que nunca para os líderes encontrarem maneiras de manter uma forte conexão com os talentos para que possam ser produtivos e persistir em seus empregos, que apresentam desafios novos e inesperados.

Durante uma crise, como exatamente as empresas podem promover o engajamento dos funcionários e conseguir que eles continuem, acima de tudo, felizes no que fazem? Vamos te ajudar! 


RH como gerenciador de uma crise

Um dos principais aspectos com que quase todos os profissionais de Recursos Humanos concordam é que – durante algo do tamanho da pandemia – eles têm a tarefa de ser os gerentes de crise de suas organizações.

É importante que os líderes trabalhem com o RH para compreender os sintomas da falta de engajamento dos colaboradores. Alguns sinais são:

  • Falta geral de interesse, incluindo comunicação
  • Fraca presença em reuniões remotas
  • Uma atitude negativa em relação ao trabalho e aos outros
  • Conflitos com colegas de trabalho e clientes
  • Sem entusiasmo pelas tarefas

 

Os desafios de engajar colaboradores remotamente 

Pode ser difícil determinar se um colaborador está engajado em seu trabalho quando é impossível observá-lo presencialmente. O melhor a fazer, neste caso, é analisar sua participação e entusiasmo – a comunicação também pode desempenhar um papel importante nisso.

Às vezes, o RH e as lideranças pensam que as coisas estão indo bem porque não ouvem reclamações, mas é um erro pensar que tudo está bem porque você nunca ouviu falar de outra forma. Talvez os colaboradores estejam calados porque não se sentem à vontade para falar sobre suas preocupações devido a questões de confiança. 

O mundo remoto não traz a mesma facilidade de interação que o presencial. Por isso, é necessário que você crie espaços de cocriação e de compartilhamento de ideias, até mesmo sobre assuntos fora do cunho profissional. Encurtar as barreiras existentes no home office através da comunicação pode ser uma saída para o caso da falta de engajamento na sua empresa.

 

Como promover o engajamento remoto de colaboradores no meio de uma crise?

Os profissionais de RH podem facilitar um maior envolvimento dos funcionários em trabalho remotos de várias maneiras. Quando você tem uma perspectiva geral do que está acontecendo atualmente e do que está por vir, uma estratégia para manter o engajamento dos funcionários em uma crise pode ser traçada.

Com isso em mente, preparamos uma lista de 5 ações que RH pode fazer para  promover o engajamento dos funcionários no meio de qualquer crise.

  1. Comunicação transparente
  2. Otimize os processos de Onboarding
  3. Saia da rotina com reuniões para falar sobre assuntos diversos ao trabalho
  4. Foque no estabelecimento de objetivos alcançáveis 
  5. Reconheça bom desempenho

O RH pode ajudar a aumentar o engajamento dos funcionários promovendo um senso profundo de entendimento e empatia. Ao engajar os colaboradores mesmo durante uma crise, lembre-se de que eles têm muitas das mesmas preocupações que você sobre seu bem-estar e carreira.
Pesquisas com funcionários são uma ótima maneira de ouvi-los de uma forma tranquila e orgânica. No entanto, ouvir não é suficiente. Você também precisa estar ciente das perguntas que está fazendo, ser proativo ao abordar o feedback e as preocupações e estar disposto a continuar a conversa para chegar a uma solução razoável.

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