Onboarding nas empresas: como funciona esse processo?

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A chegada de novos colaboradores à empresa é sempre um momento importante, pois é o período em que eles estão mais motivados e abertos a novos conhecimentos e experiências. Para aproveitar essa ocasião, é preciso ter um plano estruturado de onboarding. Com ele, é possível incluí-los mais rapidamente na sua rotina de trabalho e na cultura organizacional da companhia. Para que essa ação de integração dos funcionários seja realmente efetiva, o departamento de Recursos Humanos precisa tomar uma série de medidas.

Ao longo desta leitura, você vai acompanhar o que é onboarding nas empresas, quais são as vantagens e como implementar esse processo. Acompanhe!

O que é o processo de onboarding?

Traduzindo para o português, onboarding quer dizer “embarcado”. No contexto dos Recursos Humanos, trata-se do processo de integração aos funcionários recém-contratados.

O processo de onboarding nas empresas tem a função de explicar para os novos colaboradores quais são os objetivos do negócio, a visão, a missão e os valores do empreendimento, a conduta esperada dos colaboradores, os desafios das áreas, a cultura organizacional, entre outros pontos importantes, de acordo com as especificidades de cada empreendimento.

O setor de Recursos Humanos é a área responsável por conduzir esse processo e executá-lo da melhor forma possível, visto que um bom onboarding nas empresas pode gerar uma série de benefícios para as organizações e para os contratados.

Quais são as vantagens do processo de onboarding?

Veja a seguir como a sua empresa pode se beneficiar com os processos de onboarding!

Melhor integração entre os colaboradores

A integração entre os times ajuda na manutenção de um clima organizacional positivo, que é um fator determinante para aumentar a produtividade.

Ao promover o processo de integração, os colaboradores novatos se sentem mais acolhidos, e a equipe, ao receber com antecedência a informação da chegada do novo membro, tende a se preparar melhor para acolhê-lo.

Com isso, o “gelo” inicial é quebrado e as pessoas tendem a se aproximar de uma forma mais espontânea e positiva.

Colaboradores mais bem preparados para a rotina de trabalho

Ao receber, logo no início das suas atividades, as principais informações sobre a empresa, os novos funcionários tendem a efetuar entregas em menos tempo, pois eles já vão saber quais são os objetivos da empresa e o que é esperado deles.

Isso ajuda, inclusive, na melhor adaptação desses funcionários, diminuindo o índice de turnover e o presenteísmo, além de favorecer o alinhamento desses profissionais às propostas organizacionais.

Além disso, ao investir em um processo estruturado de onboarding nas empresas, você garante a capacitação dos colaboradores em relação aos objetivos organizacionais já no início das atividades na companhia.

Tudo isso colabora para a redução de erros, que é um aspecto fundamental para garantir melhores resultados e otimizar recursos.

Mais motivação

Quando o novo colaborador é recepcionado com um processo de integração bem estruturado, ele se sente mais motivado, pois deixa para trás a insegurança e os receios — normais no início de novos desafios profissionais.

Vale reforçar que colaboradores motivados são capazes de contagiar um time inteiro, o que também ajuda a elevar a produtividade.

Como implementar o processo de onboarding?

Para a efetividade das ações de integração de novos funcionários, o processo deve ser bem estruturado. Separamos os principais passos a seguir. Acompanhe!

Forneça informações importantes ainda no processo seletivo

O processo de onboarding deve começar ainda no processo seletivo, com a transmissão de informações sobre o cargo, a empresa, o salário, a data de início das atividades e outras informações relevantes.

Ao transmitir esses dados, você também garante que o candidato esteja inteirado sobre as principais responsabilidades da função, o que garante que ele realmente está interessado no cargo em aberto.

Informe ao gestor sobre a chegada do novo colaborador

É importante que o gestor seja o primeiro a ser informado sobre a chegada do novo membro e informe à sua equipe, para que todos possam se organizar.

Prepare a chegada

Questões práticas como o local onde o colaborador vai trabalhar, a mesa, a cadeira, o computador e as senhas devem ser providenciadas pelo gestor, seu auxiliar ou pelo próprio RH. O importante é que, quando o colaborador chegar ao setor, sinta que ele era esperado e tenha condições de iniciar as suas atividades.

Monte um cronograma de atividades

Ter um cronograma bem definido é essencial para o sucesso das atividades de onboarding. Nele, vão constar quais atividades e treinamentos serão executados em cada dia. Um exemplo do primeiro dia pode ser o seguinte:

  • 8h – recepção com café da manhã;
  • 8h30 – assistir vídeos institucionais e de segurança;
  • 10h – encontro com gestor;
  • 11h – treinamento da área X, e assim por diante.

O importante é que todas as ações sejam coordenadas com os envolvidos, de forma a otimizar o tempo da equipe de onboarding. Além disso, é preciso garantir que o colaborador tenha acesso aos conhecimentos necessários dentro de um tempo adequado.

Faça um tour pela empresa

O cronograma de atividades pode ser finalizado com um tour pela organização. Isso é importante para que o novo funcionário identifique os setores, conheça pessoas-chave, visualize as regras de segurança e se sinta mais confortável no ambiente laboral.

Além disso, ele pode ser apresentado aos colegas de áreas próximas, o que também ajuda que ele se integre mais rapidamente à equipe.

Promova um encontro com o gestor da área

É importante que o gestor da área receba o novo colaborador e o apresente aos demais membros da equipe. Para que essa situação não seja tão formal (e desconfortável), pode ser oferecido um almoço ou lanche. Dessa forma, você fomenta a interatividade, fortalece os relacionamentos e impulsiona a comunicação entre os pares. 

Além disso, através do uso de um software que faz a análise do perfil comportamental do funcionário, é possível gerar relatórios que mensuram assertivamente a compatibilidade do gestor ou líder com o novo liderado, sendo possível ver com mais clareza os pontos de motivação do colaborador que está entrando para a empresa e como liderá-lo de forma mais fluida e certeira. O PDA faz esse match e permite que performance e o engajamento sejam KPIs de RH que cresçam cada vez mais na sua organização.

Por que implementar o onboarding nas empresas?

Como vimos ao longo deste artigo, o processo de onboarding nas empresas é fundamental para garantir a rápida integração dos colaboradores às atividades dentro da organização, o que confere às companhias importantes diferenciais competitivos, como a redução do turnover, além de funcionários mais capacitados e motivados.

Já existem formas muito mais práticas e simplificadas de realizar um onboarding capaz de cativar o seu novo colaborador logo no primeiro dia. Algumas ferramentas, como formulários online e planilhas de dados, além de apresentações interativas e descontraídas, fazem com que o funcionário se sinta acolhido e motivado a dar início a essa nova jornada junto à sua empresa.

Tecnologias para a Gestão de Pessoas são uma ótima pedida para dar um plus ao processo de onboarding e conseguir entender com assertividade o que motiva e inspira o talento desde o começo, tornando a sua recepção ainda mais especial. 

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