People Analytics no processo de recrutamento e seleção

Afinal, qual o papel e a importância do People Analytics logo na primeira parte da jornada de um possível talento na empresa, o Recrutamento e Seleção? Quer saber a resposta e como ele pode ser o segredo para o sucesso e retenção de colaboradores na sua organização? Confira nesse artigo! 

Ouça o artigo clicando abaixo:

Uma pesquisa recente da Deloitte Consulting revelou que o People Analytics, que pode ser definido como “o uso de dados sobre os colaboradores para ajudar a otimizar as decisões da gestão”, está fortemente relacionado a melhores resultados, tanto na aquisição de talentos quanto na lucratividade da empresa enquanto negócio.

De acordo com Josh Bersin, diretor da consultoria que realizou o estudo, “as organizações que investem em People Analytics estão vendo resultados acima da média no engajamento dos funcionários, desempenho e produtividade.” Além dessas inúmeras estatísticas dos benefícios do PA para as empresas, o recurso também foi citado como uma das maiores tendências para RHs estratégicos em 2020 e 2021. 

 

Dicas para usar o People Analytics no recrutamento e seleção

Quando o People Analytics é aplicado logo na contratação, você aumenta a eficiência do processo, já que a prática é baseada em comprovação científica e, ainda, economiza dinheiro e esforços – já que um profissional colocado no cargo errado onera em, em média, 14 mil reais de prejuízo à empresa. 

Atrair e reter o talento é uma necessidade urgente no mercado atual movido a candidatos, mas não é mais sobre contratar por contratar. Agora, e finalmente, o foco está em colocar a pessoa certa no lugar certo. Confira algumas dicas de como fazer isso de forma assertiva:

 

 

  • Onde dói?

 

O que está afetando e prejudicando mais o seu processo de recrutamento? Analise qual é a lacuna e o que precisa de uma solução e/ou melhoria. Estabeleça uma meta razoável e seja específico ao defini-la. Descubra um problema que, com a ajuda de dados, você facilmente resolveria. Depois disso, você já pode começar a avaliar o que deve ser mensurado e quais dados precisam, necessariamente, ser mensurados. 

 

 

  • Hora da coleta!

 

Decidiu quais dados e competências precisa para o cargo que você tem à disposição? Aproprie-se de ferramentas que facilitem essa mensuração e transforme o processo em algo assertivo, simples e, mais do que tudo, objetivo. Esqueça a subjetividade das análises tradicionais sobre os possíveis novos integrantes da sua empresa; existem recursos, como o PDA, que são capazes de te apresentar, em relatórios completos e cientificamente comprovados, esses dados comportamentais sobre os profissionais.

 

 

  • Tome decisões com base em dados

 

Analise os dados e informações que você tem sobre o candidato ao invés de, simplesmente, aplicar um método de análise. Interprete os resultados e determine as ações que precisam ser feitas em relação àquele profissional. Aqui, é ideal que você não esqueça de apresentar ao futuro (ou não) colaborador os dados que recebeu sobre ele e dar uma devolutiva que preencha as expectativas de alguém que precisa desse retorno para encerrar ou começar este novo ciclo junto à sua organização.

 Uma análise de dados sobre pessoas tem o poder de trazer uma transformação completa em seu processo de recrutamento. É útil para tornar sua contratação livre de preconceitos, pois permitirá que você selecione candidatos com base em suas habilidades e não só a partir do que o currículo diz. Incentive a cultura de inovação na sua organização e não só as contratações começarão a dar mais resultados positivos como, também, todos os outros processos da empresa, desde o RH até as outras pontas de força de trabalho. 

 

Quer saber mais sobre como o People Analytics pode ajudá-lo a acelerar seu processo de recrutamento? Agende uma ligação conosco clicando aqui.

Deixe seu comentário!