People Analytics é o termo utilizado para o uso de dados na tomada de decisões de gestão de pessoas dentro de uma organização. A abordagem data-driven para o gerenciamento de pessoal busca mensurar e melhorar a performance, a satisfação e a retenção, diminuindo a taxa de turnover. Neste artigo você vai se familiarizar com o conceito de People Analytics e aprender a implementá-lo para tornar o RH cada vez mais estratégico.
O People Analytics, termo usado pela primeira vez pela Google em 2007, é uma tendência no universo de Recursos Humanos, já que diminui a subjetividade dos processos, identifica padrões de comportamento dos colaboradores, aumenta a eficiência e eficácia do gerenciamento de pessoal, ajuda a medir o impacto das políticas e programas de RH na performance do negócio, além de aumentar a qualidade das contratações utilizando menos tempo. Com essa estratégia analítica, sua empresa desenvolverá um processo de coleta, organização e análise dos dados das equipes.
KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de desempenho, são as métricas usadas para acompanhar e avaliar as suas estratégias de atuação. Em um universo gigante de dados sobre pessoas, é importante escolher os indicadores certos para realizar uma avaliação assertiva. E o que vai te ajudar nessa decisão é olhar com cuidado para os seus objetivos a curto, médio e longo prazo, sabendo o que precisa ser feito para alcançá-los.
Esses indicadores-chave devem ser divididos entre 2 tópicos principais:
Se o negócio está apresentando Custo de Aquisição do Cliente (CAC) muito alto, por exemplo, a gestão deverá olhar para os setores de Marketing e Vendas e corrigir problemas operacionais no atendimento ao cliente e nas demais etapas do funil de vendas.
Um RH estratégico precisa olhar para o Big Data de pessoas e medir o desempenho de ações e planos de desenvolvimento. Dessa forma, é possível otimizar o alcance dos objetivos do negócio e melhorar a experiência do colaborador. Esta última é uma prioridade no planejamento estratégico de RH em 2023, conforme pesquisa da Gartner, para 47% das lideranças de RH. Além disso, 44% deles acreditam que suas organizações não têm trajetórias de carreira atrativas.
Entenda como definir os KPIs de gestão de pessoas do negócio com alguns exemplos abaixo.
Tempo médio para preencher uma vaga, taxa de rejeição de candidatos, custo de contratação, esses são alguns dos indicadores-chave que podem ser importantes para avaliação do processo de Recrutamento e Seleção.
Para diminuir o tempo médio de preenchimento de vagas, por exemplo, a empresa poderá investir na criação de uma Marca Empregadora. O conceito de employer branding envolve diversas estratégias com foco na experiência dos candidatos e dos colaboradores da empresa.
Além disso, é possível utilizar-se de tecnologias de assessment, aplicando avaliações comportamentais com todos os candidatos e passando para a etapa de entrevista apenas aqueles que possuem compatibilidade com os requisitos comportamentais da vaga. O PDA Assessment conta com a opção de plano ilimitado para que a empresa não precise se preocupar com o número de créditos disponíveis.
A análise de pessoas também é uma ferramenta para avaliar a taxa de retenção e identificar quais problemas impedem que ela seja satisfatória. Nível de engajamento e satisfação dos funcionários, taxa de rotatividade, absenteísmo, esses são alguns exemplos de indicadores voltados para a gestão do engajamento e retenção de colaboradores.
O índice de turnover é responsável por exibir a variação do número de colaboradores que ingressam e deixam a empresa durante um período específico. Essa métrica pode evidenciar questões como a qualidade do processo seletivo, a efetividade do processo de onboarding e a capacidade da empresa em reter talentos.
Para fazer o cálculo de turnover da empresa: some os números de entrada e de saída dos todos os colaboradores e divida esse resultado por 2. Depois, divida o valor novamente, dessa vez pela quantidade de colaboradores da organização. Multiplique por 100 para obter uma taxa em porcentagem. A fórmula é apenas um exemplo de todo o potencial para a implementação de People Analytics nas empresas.
O desenvolvimento de colaboradores pode parecer uma métrica intangível e, por isso, imensurável. Afinal, como medir melhoria de habilidades ou conhecimentos após determinado treinamento? A boa notícia é que novamente as tecnologias de assessment podem tornar esse processo mais objetivo. Com um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), é possível planejar aplicações da avaliação de perfil comportamental, do Questionário de Resiliência e do Dilemas de Gestão. E, dessa forma, comparar os resultados obtidos após os programas.
Utilizando dados e técnicas de análise já popularizados em outras áreas, é possível obter melhores resultados mesmo em uma parte do negócio tão humana quanto a gestão de pessoas. Como você pode perceber no e-book Como implementar People Analytics no RH da sua empresa, os benefícios da metodologia são muitos e vão desde o aumento de eficiência no processo de recrutamento até a percepção de falhas em processos internos.
A Grou atua na implementação desse tipo de estratégia com o PDA Assessment, uma avaliação que possibilita o aumento da performance e do engajamento dos colaboradores por meio do autoconhecimento. Para saber mais, converse com o nosso time pelo WhatsApp.